Opa! Esse Blog não era sobre a Copa? Maceió não é sede da Copa 2014. Então o primeiro blog efetivo sobre cidades já começa errado?
Calma, gente. Realmente. É um blog pra ajudar o turista gay da Copa. Mas também pra ajudar o turista gay em qualquer viagem. Afinal a Copa ainda está um pouco longe. Temos tempo pra tudo. E, como eu disse no primeiro post, a idéia é dar informações atualizadas sobre algumas cidades. Pois bem, estou neste momento escrevendo este post diretamente de Maceió. Essa foto que ilustra esse texto foi tirada da janela do meu quarto no hotel na manhã de hoje. Estamos no domingo e eu estou aqui desde a sexta-feira. Sendo assim, as informações que coloco aqui estão atualizadissimas. Além de tudo, Maceió está pertinho de Recife, onde ocorrerão jogos da Copa 2014, de forma que o turista pode muito bem aproveitar o intervalo entre um jogo e outro e dar um pulinho por aqui.
Visão geral da cidade
Bem, a cidade de Maceió não difere muito de outras capitais nordestinas. Possue belas praias, uma orla relativamente agradável, e o restante da cidade que precisa de muitos cuidados, deixando muito a desejar. Isso pode ser visualizado logo na chegada, no trajeto entre o aeroporto e as praias, onde estão situados os hoteis. Não é possível ver nenhuma beleza em todo o trajeto, até a chegada nas praias.
Transporte e Hospedagem
Bom, como já dito acima, a beleza de Maceió se concentra nas praias, principalmente no trio Pajuçara - Ponta Verde - Jatiúca. Então, se vai se hospedar, o lugar é esse. Existem inúmeras opções de hoteis nesse trecho, pra vários gostos e bolsos. É só escolher um e fazer a reserva.
O sistema de transportes de Maceió, assim como de qualquer cidade brasileira, deixa muito a desejar. A vantagem para o turista é que, estando hospedado nessas praias, tudo o que ele vai precisar encontra-se a uma pequena distância, de forma que um trajeto de táxi dificilmente irá ultrapassar os dez reais. Então, minha dica é: ou vá a pé, ou pegue um taxi. Não gaste seu precioso tempo a espera dos ônibus que nunca aparecem.
A exceção, nesse assunto, fica por conta do trajeto entre o aeroporto e o hotel. O Aeroporto Zumbi dos Palmares fica muito longe das praias, e portanto o taxi se torna uma opção bastante cara, ultrapassando os 50 reais. Diferente de outras cidades, Maceió não possui uma linha de ônibus exclusiva para atender aos turistas que chegam do aeroporto. Contudo, existe uma linha convencional, de número 305, que faz o trajeto Aeroporto - Ponta Verde. Saindo do aeroporto, você pegará esse ônibus na extremidade esquerda do terminal, na pista externa. Não tem erro, pois é o único ônibus que entra no aeroporto. O valor da passagem é de R$ 2,30, e quanto aos horários, pode perguntar no balcão de informações, situado na saída do desembarque, que o atendente ira te informar. Aproveite para pegar com ele um mapa da cidade. Não confie, porém, nos horários informados. Apenas relaxe e espere. Se você, assim como eu, não viaja sem um bom livro, esse é o momento de por a leitura em dia.
A vida gay
Se você pensa em ir a Maceió pra aproveitar qualquer tipo de agito gay, só posso te falar uma coisa: desista. Isso realmente é uma coisa que não existe aqui. Pelo que pude ver, tudo que abre aqui para esse público acaba por fechar as portas. Hoje funciona aqui um bar (Be Cat), uma balada (Havana) e uma sauna (Eros Thermas). E nada mais. Todo o resto que você encontrar em sites por ai (boxx, toy, bar da zil, da rosa, etc) já fechou as portas.
Então vamos falar das minhas experiências. A sauna, caso você pretenda ir, desista.... Mais velho que o lugar, só os frequentadores. A casa inteira fede a mofo, os armários do vestiário estão sendo devorados pelos cupins, deixando suas coisas todas cheias de pó de madeira. As cabines, em divisórias, estão todas caindo. Algumas nem porta mais possuem. As saunas em si, têm quase a mesma temperatura que o lado de fora. Até difícil perceber se as máquinas estão ligadas ou se o calor provem apenas do local fechado com várias pessoas dentro. A porta da sauna seca não tinha puxador por dentro, de forma que era inviavel fecha-la, ficando a mesma sempre um pouco aberta, a menos que alguém empurasse por fora. Abaixo de 40 anos de idade naquele lugar só tinha eu e os michês. Abaixo de 30: ninguém. Minto.. tinha os boys (com cara de pedreiros) contratados para um "show de sexo ao vivo". Após uns 15 minutos de show, em que o som deixou de funcionar 3 vezes, e o pau dos caras não subia nem com reza braba, eu desisti e fui embora. Atenção: não se iluda com o site deles. Qualquer foto colocada ali é de 1997, época de inauguração da sauna. De lá pra cá tudo se destruiu.
A Havana é o único club que restou na cidade. É um lugar simples, com qualidade de som mediana e de iluminação ruim. Possui uma área "vip" que quase chega a ser maior que o espaço comum. Ah, e pra ser vip basta consumir 10 reais a mais. No dia que eu fui a entrada era 15 reais de consumação comum e 25 reais para vips. Achei que 25 reais iriam se acabar rapidinho, mas foi ate difícil gasta-los num lugar em que a água custa 2 reais, a cerveja 3 e a vodka 5. Quanto ao público, era bem variado. bastante gente feia, alguns pegáveis, e uns 5 bonitos. Ou seja, igual a qualquer outro lugar que não seja o sul do país.
Ah, segundo me informaram, haviam dois locais de pegação na cidade. Um é o final da praia de Pajuçara, em direção ao porto. E o outro é uma construção abandonada do que foi o Iate Clube dentro do mar da Ponta Verde. Fui aos dois lugares pra ver o que rolava e a minha dica para vocês: não percam seu tempo. O tal ponto, sob o Iate Club, é inviavel. Só é acesssível com a maré baixa, e ficam crianças brincando lá. Até tinham algumas pessoas lá caçando nas duas vezes que passei por lá. Não mais que 3 ou 4 pessoas, sendo que nenhuma valia a pena. Fim de carreira. Quanto ao local da Pajuçara, sempre tinha muito movimento em frente, um povo jogando futebol na areia. e dentro do "local", uma espécie de matinho com trilhas, a unica coisa que vi la foi gente fumando maconha, um cara pedindo dinheiro, e um velho se masturbando. Fui no fim da tarde. Não é um local no qual eu me arriscaria a ir durante a noite. Fica a dica.
Não cheguei a ir no Be Cat. Marquei com alguns caras pela internet de ir lá, mas eles ficavam de ligar ou voltar ao msn e não voltavam. A população gay de Maceió é muito preconceituosa. A maioria prefere se esconder em casa, sempre discriminando os que vão aos bares ou boates. Por isso a vida gay nunca avança. Sempre falam que a cidade não tem nada, mas colaboram pra que continue assim, evitando as pessoas que gostam de se divertir sem preconceito. Acham que é baixo nível frequentar locais gays, mas os que podem viajar sempre vão nas outras cidades em locais que discriminam em sua terra. E os que não podem, ficam se lamentando e deixando de viver. Uma certeza: não marque com ninguém pela internet. Faça seus passeios e conheça as pessoas ao vivo. Os da internet só querem te ver na câmera e mais nada.
Essas minhas impressões da cidade. Se discorda, deixe seus recados e suas dicas abaixo. E Até a próxima!
Esse post é um pouco antigo, estou totalmente desatualizada, mas gostei muito das dicas. Fui a Natal/RN ano passado e achei a cidade bem GLS! Estou indo esse ano a Maceió com a minha namorada e espero gostar, ficaremos em Jatiuca! Um grande abraço
ResponderExcluirMuito exagerado essa descrição dos points gay de
ResponderExcluirMaceió, aqui achei tudo de bom.
Olá Turista Gay. Seu post é bem antigo, de 2010. Você acredita que ainda seja assim em Maceio, passados três anos? Estou com viagem marcada para o próximo feriado de Corpus Christie e, pesquisando na internet, fala da sauna Eros e de um Cinemão (Cine Paradiso). Em alguns sites o endereço da sauna está incorreto, pesquisando mais descobri que a mesma mudou de local e dá até para ver no google maps a fachada do prédio. Quanto ao cinema, tentei procurar uma tal Praça das Graças e nada! No Google não consta a tal praça. Em um outro site achei o tal cinema em um outro endereço. "Andando" pelas ruas através do Google Maps não achei o número e a rua é bem decadente, com alguns casarões (lindos, por sinal! Uma lástima estarem naquele estado) abandonados. Você é de Maceió? Poderia dar algumas dicas do que fazer em alguns dias livres na cidade? Abraços e obrigado.
ResponderExcluiro cinema fechou.
ExcluirEstou em Maceió e não achei nada de interessante. Alguém pode me dar umas dicas? Rodrigo Gabriel sabe de alguma coisa?
ResponderExcluirOlá pessoas, sou de Maceió e devo dizer que, embora em doa admitir, o post tem certa razão. As cisas tem melhorado de forma encorajadora por aqui, mas ainda há muita coisa que precisa melhorar (e muito). Vamos aos locais: SIM, o cine Paradiso existe! Ele fica próximo a praça Santo Antônio ( tbm é prox da praça das Graças), mas a melhor opçõa pra quem não sabe andar na cidade é chegar no centro e pegar um moto taxi; o valor não passará dos R$ 5,00.
ResponderExcluirA Havana tem melhorado pelo que ouvi, mas não costumo frequentar de modo que não arrisco dizer mais nada. Tbm ouvi falar de alguns points de pegação nos banheiros espalhados pela cidade e até cheguei a ir em alguns deles, mas nunca tive sorte. Tbm existe um tipo de "cinema" parecido com o Paradiso; é o Clic videos. Cheguei a ir nesse com um cara do chat, mas minha impressão não foi das melhores. A cabine que ficamos estava cheia de camisinhas usadas e o publico tvm era bem mais velho (tenho 22 :p).
Festas organizadas pelas Universidades tbm são interessantes e acessíveis.
Quanto a Ero Thermas, o local passou por uma reforma recente e ouvi boatos de que esta mais confortável e com atrações melhores (recebi até um convite por e-mail para o aniversário da casa).
Enfim, não é a cidade dos sonhos pra o publico gay, mas eu, particularmente, acho que esta melhorando bastante. Avisem-me se vierem a cidade.
obrigado, estou indo a maceio no fim do mes
ExcluirOla. Obrigado pelas informações. Estou indo à Maceió próxima semana. Caso tenha mudado algumas dessas informações que você relatou, por gentileza, atualiza ai. Obrigado!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEstamos em maio de 2015 e muita coisa mudou desde o tempo desse post aí...
ResponderExcluirRealmente várias boates já fecharam, restando agora só a Havana de GLS, e realmente não é tão boa assim.. a sauna melhorou bastante depois que foi reformada. Os armários não são mais de madeira, não tem cupim rsrsrs, e tem um bom público.. você pode acessar o site deles para ter mais informações: www.saunaeros.com.br
Lá tem fotos, o mapa mostrando como chegar, preço, promoções, etc..
Também tem o facebook: www.facebook.com/SaunaErosMcz
Espero ter ajudado!
Estou indo visitar Maceió esse mês! Pretendo ir na sauna, quero me divertir! Será que rola legal lá? Quais melhores dias da semana? Abçs
ResponderExcluirRei, definitivamente quem quer pegação e turismo sexual desista! Vá curtir as praias, se divertir nas piscinas naturais, Maragogi, praia do francês e aproveitar a feira de artesanatos. Ou seja, dá pra atualizar o instagram, a capa do face.... Mas pegação fim de carreira. Pelo grindr 3 carinhas simpáticos um deles de fora. RS
ResponderExcluirRei, definitivamente quem quer pegação e turismo sexual desista! Vá curtir as praias, se divertir nas piscinas naturais, Maragogi, praia do francês e aproveitar a feira de artesanatos. Ou seja, dá pra atualizar o instagram, a capa do face.... Mas pegação fim de carreira. Pelo grindr 3 carinhas simpáticos um deles de fora. RS
ResponderExcluirRei, definitivamente quem quer pegação e turismo sexual desista! Vá curtir as praias, se divertir nas piscinas naturais, Maragogi, praia do francês e aproveitar a feira de artesanatos. Ou seja, dá pra atualizar o instagram, a capa do face.... Mas pegação fim de carreira. Pelo grindr 3 carinhas simpáticos um deles de fora. RS
ResponderExcluirBoa Tarde, pretendo fazer uma viagem com amigos a Maceió, mas percebi que eles não são muito de atualizar sobre as baladas e tals, de alguém morar ai puder ajudar dando algumas dicas ficarei super grato.
ResponderExcluir(66) 9972-3880
Olá. Estive em Maceió em 2014. Fui até o local no final da praia, perto do porto. Ia todas as noites. Somente de camiseta e bermudão, sem relógios, carteira, dinheiro, cordões de ouro, etc. Apenas com a carteira de identidade no bolso da bermuda. E me dei muito bem. Todas as vezes que fui, meti! Teve uma noite que meti duas vezes em carinhas muito gostosos e safadinhos. Em uma ocasião, rolou uma surubinha rápida, com uns cinco carinhas se pegando (eu no meio). Foi muito bom. Quanto as saunas e cinemas, saí uma tarde de sol fudido e perdi meu tempo. No portão da tal sauna tinha uma corrente com um cadeado enorme e na entrada, jogadas ao chão, correspondências que denotava que o local estava fechado a muito tempo. O cinema, andei que nem condenado e não encontrei. Sobrou o final da praia mesmo. Ah, fui à noitinha, depois que escureceu, entre 19h e 21h.
ResponderExcluirEstive em Maceió até 06 de novembro, e de fato a vida gay é muito parada. na orla das praias, não tem nada, mas nas ruínas do iate clube, por volta do anoitecer rola putaria sim, não embaixo da ruínas, com maré cheia, mas em cima, mas todo cuidado é pouco, existe também muitos maconheiros, visto ser uma terra de ninguém.
ResponderExcluirNasci em AL e estou em MCZ, mas moro no Rio há 10 anos... Eventualmente venho aqui para visitar parentes e amigos e posso dizer que aqui a vida gay tem crescido, porém há muito bloqueio do pessoal daqui.
ResponderExcluirNunca cheguei a ir na Havana. O que soube de balada gay por aqui seria a Ork não cheguei a ir mas alguns amigos foram e falaram que lá dá muita gente nova misturado com muito heteros também - não curtitam. No dia que sai aqui teve uma versão de uma famosa festa no Rio, a Treta, no espaço match - o público lá achei que tinha muita gente nova também, mas meus amigos ainda assim falaram que estava melhor que a Ork. Mas eu fiquei me perguntando kd o público que tem mais corpo ou é mais bonito???
Nos pontos de pegação já visitei as ruínas do Iate Clube há alguns anos atrás e não vi nada de interessante...
Nos apps a pegação é muita fraca e o público não é um dos melhores e bem reduzido. Além de haver muitos fakes... Ainda tive sorte de achar uma pessoa interessante, aleluia!!!
A sauna nem cheguei a ir lendo os comentários aqui já desisti - rs... Curto caras entre 25 e 35 anos com corpo maneiro e bonitos e lá com certeza vai ser perda de tempo e dinheiro para mim...
Vou passar mais esse findi por aqui e ver o que consigo achar de mais interessante...
minha conclusão é que existe um público gay emergente na faixa de 18 a 25 anos, magrinhos, com cara de novinhos e que não se cuidam muito...
quem sabe daqui a uns 5 anos as coisas não melhoram por aqui...
Vou ficar feliz em ter um ponto gay nessas lindas praia daqui com gays bonitos, que frequentam a academia e se cuidam e, principalmente não tenham vergonha de ser quem são. Mas acho que isso ainda vai demorar um pouco...
ah! e, nem no velho UOL a pegação vale a pena - rs
ResponderExcluir