domingo, 25 de julho de 2010

A Aviação Brasileira

Ola! Nosso primeiro assunto aqui no blog vai ser sobre o transporte aéreo. Muito se fala sobre a nossa deficiência em infra-estrutura para o transporte aéreo. Alias, corrigindo: nossa deficiência em infra-estrutura. Afinal nós não temos nem rodovias, nem ferrovias, nem hidrovias capazes de escoar o nosso transporte, seja ele de carga ou de passageiros. Mas, voltando ao transporte aéreo, questiona-se muito sobre a capacidade dos nossos aeroportos em atender um evento da magnitude da Copa do Mundo Fifa.
Porém, nosso assunto hoje não vai tratar dos aeroportos. Vamos esperar mais um pouco para ver a concretização dos investimentos que o governo federal está prometendo fazer para, ai sim, falar se eles estarão ou não aptos a receber os turistas de todo o mundo.
Hoje vamos tratar aqui das empresas aéreas que fazem o transporte doméstico.Acredito, apesar de muitos falarem o contrário, que nós temos empresas aéreas suficientes para atender a nossa demanda interna. Temos hoje duas grandes companhias aéreas que atendem a todas as capitais brasileiras e outras três menores, mas em expansão, que atendem às principais cidades, além de algumas companhias regionais. Vamos falar um pouco sobre elas.
A Tam (www.tam.com.br) e a Gol/Varig (www.voegol.com.br) são as duas grandes empresas nacionais. Possuem cada, uma fatia aproximada de 42 % do mercado doméstico brasileiro. Essa fatia conjunta já foi maior, e vem reduzindo gradualmente, à medida que as outras três empresas menores vão avançando no mercado. Elas atendem a todas as capitais brasileiras, e as cidades mais importantes. Possuem serviços e programas de fidelização muito parecidos, além de preços idem. São as nossas primeiras opções quando se fala em viagens aéreas.
Atrás delas, porém, vêm três companhias menores que não podem ser desprezadas quando falamos em deslocamentos entres as principais capitais brasileiras, sob pena de perdermos uma boa oportunidade de economizar na tarifa. Por conta de uma constante expansão dessas empresas, elas muitas vezes apresentam preços abaixo dos praticados pelas lideres, de forma a conseguir avançar mais na fatia do mercado global. São elas, a Avianca (www.avianca.com.br), a Webjet (www.webjet.com.br) e a novata Azul (www.voeazul.com.br). Juntas, elas detém hoje 14% do mercado domestico e estão investindo na expansão desse número.
Na aviação regional, que se destaca por atender às cidades de médio porte e alguns destinos turisticos, destaca-se a Trip Linhas aéreas (www.voetrip.com.br) com uma fatia atual de 2% do mercado doméstico, atendendo às cidades médias espalhadas por todo o país.Além dela temos também a pantanal (www.voepantanal), recentemente adquirida pela Tam, e que atende ao interior de São Paulo, Minas e Paraná; a Passaredo (www.voepassaredo.com.br) com destinos diversos; a NHT (www.voenht.com.br) atuando no sul do país; e a novata Puma Air (www.pumaair.com.br que liga Macapá e Belém a São Paulo.
Com a expansão das empresas vem crescendo a disputa entre elas e com isso, os preços das passagens vem caindo significativamente, de forma que hoje já é mais viável, em boa parte das vezes se deslocar de avião, em detrimento do transporte rodoviário. Vale a pena ficar de olho nas promoções feitas pelas empresas e planejar a viagem com antecedência, para garantir as melhores tarifas.
Por hoje é só. Informações adicionais podem ser encontradas nos sites das companhias aéreas citadas, e no site da Agencia Reguladora (www.anac.gov.br). Espero ter colaborado, e Boa Viagem!

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